Logo a Appeb - link pagina principal

APPEB - Associação de Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa Congênita

 
O que é Epidermólise Bolhosa?

Tipos de EB

 

A Epidermólise Bolhosa (EB) é uma doença grave e rara, não contagiosa, que se caracteriza por uma sensibilidade muito acentuada na pele e mucosas com formação de bolhas nas células epidérmicas, especialmente nas áreas de maior atrito, como resposta a qualquer acidente doméstico ou casual, ou mesmo mudanças climáticas.

As pessoas com EB podem nascer com bolhas em algumas áreas, podem vir a ter bolhas imediatamente após o nascimento, ou podem nascer com ausência total de pele em algumas regiões do corpo. Isto os torna muito suscetíveis a sérias complicações secundárias como infecções. Podem, ainda, nascer com complicações nos olhos, ou mesmo perda de visão.

Os acometidos por EB podem nascer de pais com ou sem parentesco; de famílias que tiveram antecedentes com EB, ou mesmo de famílias que nunca viram ou ouviram falar na doença em parentes anteriormente.

Até o momento a EB não tem cura. A engenharia genética e as ciências da saúda têm trabalhado no assunto, mas a cura ainda é vista como um fato a acontecer no futuro. Com o avanço da Ciência na área de genética, tem-se a esperança de cura dentro de alguns anos.

 
Link Externo
Imagens da doença
(link externo)

Para saber mais, visite também:

Inserir mais links

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pele

A APPEB - Associação de Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa Congênita, fundada em Brasília-DF, em 12/08/2000